Quando iniciamos uma aventura, seja ela em um videogame, lendo um livro ou mesmo na vida real, muitas vezes não temos muita noção do que encontraremos pelo caminho e é justamente assim que estou me sentindo neste momento.
Nascido da minha paixão pelo gênero popularmente conhecido como Metroidvania, o Backtrack é um projeto que venho planejando há um bom tempo e que depois de muitas pesquisas, ajustes e bastante ajuda, finalmente tenho o prazer de colocar no ar.
A ideia do site é abordar tudo o que for possível sobre esse tipo de jogo, publicando notícias, matérias especiais, vídeos de gameplay e análises, além de indicar vídeos e artigos que abordem game design. Com isso espero poder explorar os detalhes e curiosidades deste que é um dos estilos mais fascinantes da indústria.
Por aqui trataremos de grandes clássicos, como o Super Metroid ou o Castlevania: Symphony of the Night, mas como a ascensão dos indies fez com que muitos estúdios se dedicassem a criar novos títulos, também falaremos sobre as novidades que tem aparecido tanto nos consoles quanto nos computadores.
Para isso espero poder contar com a ajuda de vocês, seja enviando textos para serem publicados no site, seja com sugestões de pautas, dando dicas do que pode ser melhorado ou mesmo comentando nos artigos. O importante é manter o Backtrack movimentado, pois assim saberei que por aí também existe outras pessoas interessadas em explorar o fantástico mundo dos Metroidvanias.
Sei que corro o risco de ser deselegante ao fazer isso, mas me sinto quase que na obrigação de agradecer publicamente a quatro pessoas: inicialmente à Monique Alves, que com a sua dedicação e perseverança faz um fantástico trabalho no Resident Evil DB, tendo servido como forte inspiração para o Backtrack; ao Bruno Julião, que me deu uma baita força para configurar o site; ao Gustavo “Tango” Vasconcelos, por ter sugerido o fantástico nome que acabou sendo utilizado para o site; e ainda ao Adauto Meira, que se não tivesse passado os últimos meses me cobrando incentivado, tal projeto provavelmente nunca teria saído da gaveta. Sério, vocês são demais!
E para terminar, preciso dizer que o caminho promete ser longo, com muitos desafios pela frente e, assim espero, trazendo muitas coisas legais tanto para mim quanto para quem estiver disposto a nos acompanhar. Portanto, espero que gostem e que tenham paciência, pois muita coisa ainda está por vir.